Notícias de internacionalização no PPGEd
De Programa de Pós Graduação em Educação
02/12/2024
A Coordenação do PPGEd divulga o resultado final da seleção do G-CUB Edital 001_2024, com a homologação do candidato selecionado pelo nosso Mestrado: ZACARIAS OQUETE INDI do Guiné-Bissau, África. Zacarias Oquete fará parte da turma 10 do nosso Programa de Pós Graduação em Educação.
Link do Resultado:
19/12/2024
Nos últimos dias 10 e 13 de dezembro o Programa de Pós-graduação em Educação, em parceria com o Programa de Pós Graduação em Educação, Culturas e Identidades da Fundaj e UFRPE, promoveu uma atividade de intercâmbio virtual, com colegas responsáveis pela formação de professores em diferentes regiões da França: Laure Mayer, da Escola Acadêmica de Formação Continua de Nice, tratou sobre o funcionamento do sistema educativo da França e sobre a política de formação de professores, trazendo reflexões importantes sobre os desafios que enfrentam atualmente para valorização das experiências educativas dos professores e para promover uma educação/formação mais inovadora e inclusiva.
Bleuenn le Bouedec, Responsável pelo setor internacional da Escola Acadêmica de Formação Contínua de Lyon, junto com colegas portuguesas, tratou sobre o interessante projeto conhecido como VABIOLA - Valorização das Biografias Linguísticas, desenvolvido em parceria com instituições de Portugal, Itália e Bélgica, o qual trata-se de uma ferramenta digital potente para valorização linguística, respeito às diferenças. A ferramenta pode ser utilizada por educadores de diferentes países para trabalhar a interculturalidade e a pluralidade linguística e a inclusão, elementos tão importantes para maior e melhor integração das comunidades na Europa e em outras regiões do mundo.
A professora Luciana Leandro da Silva foi uma das organizadoras e mediadoras dessa atividade, juntamente com a professora Cibele Rodrigues da Fundaj, as quais estiveram realizando visita técnica em diversas instituições formativas da França durante o mês de junho deste ano, quando conheceram as professoras Laure e Bleuenn, por intermédio do Professor Romuald Normand. Vale ressaltar que essas atividades contaram com o apoio do INCT Gestrado em Políticas Educacionais e Trabalho Docente, do PPGEd/UFCG e da Assessoria de Assuntos Internacionais da UFCG.
02/12/2024
A Coordenação do PPGEd divulga o resultado final da seleção do G-CUB Edital 001_2024, com a homologação do candidato selecionado pelo nosso Mestrado: ZACARIAS OQUETE INDI do Guiné-Bissau, África. Zacarias Oquete fará parte da turma 10 do nosso Programa de Pós Graduação em Educação.
Link do Resultado:
13/11/2024
Programação completa: Clique Aqui
09/08/2024
09/08/2024
A Coordenação do Programa de Pós Graduação em Educação divulga a participação da professora Luciana Leandro da Silva na missão de pesquisa na Universidade de Estrasburgo (UNISTRA, França), a convite do Professor Romuald Normand, ocorrida nos dias 10 de junho e 9 de julho de 2024, como parte das atividades que estão sendo desenvolvidas no âmbito da pesquisa interinstitucional "Observatório da Educação Básica: impactos da pandemia sobre o direito à educação e a reconfiguração do trabalho docente".
A relevância dessa missão justifica-se no sentido de fortalecer e consolidar nossas redes de pesquisa e parcerias internacionais, ampliar e divulgar nossas produções acadêmicas, bem como qualificar ainda mais o trabalho que vem sendo desenvolvido no âmbito do do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFCG), ampliando as possibilidades de internacionalização do mesmo.
15/02/2024:
A Coordenação do PPGEd informa que no dia 11/02/2024, recebemos em Campina Grande- PB a candidata estrangeira, Alsenia das Dores Francisca Jamal, de Moçambique, selecionada no edital GCUB nº 01/2023 para cursar nosso mestrado, com bolsa. A mesma integrará a 9ª turma do nosso mestrado em Educação, vinculando-se a linha de pesquisa 2: "Práticas Educativas e Diversidade", sob orientação do professor Dr. Dorivaldo Alves Salustiano.
09/10/2023
A mestranda Ana Paula S. Nery, orientanda da Profa. Dra. Maria das Graças Oliveira participou do XIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LA RED ESTRADO, em La Plata-Argentina, 20 a 22 de setembro de 2023, com a apresentação do trabalho, vinculado a sua pesquisa de dissertação: “Mãe, Mulher e Professora de Bebês: Entrecruzamentos de Papéis Sociais da Educação Infantil”. A mestranda teve o apoio financeiro do PPGEd/PROAP. A seguir os registros principais dessa participação no evento.
05/10/2023
O PPGEd esteve representado no XIII Seminário Internacional de la Red Estrado na Universidad Nacional de La Plata, Argentina, “Dos décadas de estudios sobre el trabajo docente. Existir, resistir y construir nuevos horizontes”, entre os dias 20, 21 e 22 de setembro de 2023, por docente e mestrandas do nosso Mestrado, a Profa. Dra.Luciana Leandro e sua orientanda Cinthya Karina Ventura de Macêdo estiveram presentes no evento com apresentação de trabalhos aprovados pelo Comitê Científico do evento. Também estiveram presentes no evento integrantes do "Observatório da Educação Básica: impactos da pandemia sobre o direito à educação e a reconfiguração do trabalho docente", pesquisa interinstitucional financiada pela CAPES, da qual o nosso programa participa, os integrantes do observatório realizaram painéis e momentos de encontro entre os pesquisadores do projeto ao longo do evento. A docente e mestranda tiveram o apoio financeiro do PPGEd/PROAP. A seguir os registros principais dessa participação no evento.
27/06/2023
Informamos que o nosso PPGEd/UFCG participa dessa iniciativa de mobilidade internacional com a previsão de receber um mestrando.
20/06/2023
Nos dias 08, 09 e 10 de Junho aconteceu na cidade de Quito, capital do Equador, o X ENCUENTRO INTERNACIONAL RED KIPUS, com o tema "La docencia en tiempos de pandemia y postpandemia: aprendizajes, aportes y desafíos".
A Prof.ª Dr.ª Maria das Graças Oliveira, docente do PPGEd, e sua orientanda, a aluna Kimberlly Saiwry Nunes Pereira, apresentaram dois trabalhos no evento:
Trabalho 01: DOCÊNCIA COM BEBÊS NO PERÍODO “PÓS-PANDEMIA”: dilemas e tensões do cotidiano. Este trabalho apresentou as descobertas e as análises de uma pesquisa em andamento, cuja temática é a docência com bebês em instituições de educação infantil no retorno ao modelo presencial de ensino. A pesquisa indagou acerca dos modos de exercer a docência nos berçários públicos durante o retorno presencial nas creches e sobre os significados que as professoras atribuíram às mudanças nos tempos e espaços de trabalho. Pretendeu-se, então, compreender a docência no retorno presencial de ensino e analisar os dilemas e as tensões emergentes do cotidiano de trabalho das docentes nesse momento. O trabalho está vinculado à pesquisa da aluna no Mestrado em Educação.
Trabalho 02: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TELAS: diálogos entre Pedagogia e Audiovisual na formação inicial de professores. Este artigo teve como objetivo apresentar as análises do estágio supervisionado de graduandos(as) da licenciatura de Pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande, da Paraíba, no período de ensino remoto emergencial (2020-2021) em instituições de educação infantil. Compuseram o corpus da investigação o plano de curso da disciplina, o planejamento de atividades desenvolvidas no estágio, a proposta curricular do município e os relatórios de estágio supervisionado das graduandas (coletados no controle acadêmico do curso), os registros da docente da turma e das estagiárias e os documentos curriculares divulgados pela Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande no período investigado.
A professora Maria das Graças recebeu incentivo da Unidade Acadêmica de Educação para custeio das passagens e diárias e a aluna Kimberlly recebeu auxílio financeiro do Mestrado em Educação para contribuição com os custos das passagens, hospedagem e alimentação.
15/05/2023
Programa de Mobilidade Internacional-GCUB-Mob
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), na 64ª Reunião Ordinária do Colegiado, em 02 de maio de 2023, aprovou a adesão ao Programa de Mobilidade Internacional (GCUB-Mob), com a definição do acolhimento de um estudante oriundo de um dos 61 países que integram a iniciativa. Para tal, destinará uma bolsa de mestrado ao candidato selecionado. Os candidatos submeterão um projeto de pesquisa que será avaliado por comissão do PPGEd/UFCG. O início das atividades do bolsista tem início previsto para o mês de março de 2024. O GCUB-Mob tem por objetivo o fortalecimento do processo de internacionalização dos programas de pós-graduação da UFCG e, por conseguinte, da própria Instituição, consolidando a sua presença institucional em redes internacionais de ensino superior e pesquisa, por meio da divulgação dos conhecimentos produzidos na Universidade e da oportunidade do estabelecimento de parcerias e cooperações com instituições internacionais e intercâmbio entre estudantes e pesquisadores.