Página principal
Credenciamento de docentes
Pesquisa em rede
Grupos de pesquisa
Atividades de Extensão
Processos Seletivos - Pós-Doc
Canal ouvidoria

Produção docente em destaque

De Programa de Pós Graduação em Educação



Garantia do direito à educação nos estados da região nordeste: indicadores sociais, acesso e condições de oferta


Autoria: Melânia Mendonça Rodrigues, Andréia Ferreira da Silva, Jonas da Silva Rodrigues


"Em tempos que se finaliza o Plano Nacional de Educação (2014-2024), com praticamente todas as 20 metas e suas estratégias sem serem cumpridas, os dados apresentados neste ebook ajudam-nos a repensar e a avaliar criticamente como a próxima década pode superar essa situação e erradicar o analfabetismo, o qual, segundo as autoras, tem sido uma marca social que reflete na desigualdade socioeconômica existente no país, gerando a negação de direitos fundamentais para grande parte da população brasileira e nordestina, como o direito à educação escolar.

O trabalho apresentado neste ebook ainda é uma resposta corajosa de um grupo de professoras(es) e estudantes de uma universidade pública do Nordeste que, ao refletir sobre as realidades apresentadas, por meio da pesquisa, promove a reflexão crítica sobre o tema proposto e cumpre com responsabilidade a busca pela melhoria da educação brasileira e nordestina. " Emilia Peixoto Vieira

Captura de tela 2025-03-10 151242.jpg

Link para acesso: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/garantia-do-direito-a-educacao-nos-estados-da-regiao-nordeste-indicadores-sociais-acesso-e-condicoes-de-oferta/




Educação Infantil numa Perspectiva Inclusiva


Organizadores: Professora Dra. Fernanda Souza (UFRB) e pelo Professor Dr. Saimonton Tinôco (UFPB) e (PPGEd/UFCG)

"Em um momento crucial de intensos debates internacionais sobre a educação infantil inclusiva, a obra "Educação Infantil numa Perspectiva Inclusiva", organizada pela Professora Fernanda Souza (UFRB) e pelo Professor Saimonton Tinôco (UFPB), chega como o quarto volume da Coleção Obá-Obá. O lançamento, disponível nos formatos físico e e-book, é coordenado e financiado pelo Núcleo de Educação e Estudos da Infância e pelo Grupo de Pesquisa CRIEI, ambos vinculados à UFSCar/Sorocaba."

Livro saimonton.jpg

https://www.ufrb.edu.br/cfp/noticias/3309-docente-do-cfp-publica-livro-sobre-educacao-infantil-numa-perspectiva-inclusiva




CONTRIBUIÇÕES DE PESQUISA E DEBATES CONTEMPORÂNEOS EM EDUCAÇÃO: políticas, práticas e diversidade

Organizadoras: Dalila Castelliano de Vasconcelos ; Luciana Leandro da Silva


O presente e-book é fruto de um trabalho colaborativo entre a Linha 1 - História, Política e Gestão Educacionais, e a Linha 2 - Práticas Educativas e Diversidade, que integram o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG). Trata-se de uma produção que reúne estudos e pesquisas de estudantes egressos do PPGEd/UFCG em coautoria com seus respectivos orientadores e que, em alguns casos, contam com a colaboração de professores-pesquisadores de outras instituições do país. O livro reúne, ao todo, 18 textos assinados por 33 autores diferentes, trazendo debates contemporâneos de enorme interesse para pensarmos os desafios da educação na atualidade.

Captura de tela 2025-01-29 132203.jpg

Link de acesso: Baixar Ebook

Link da editora: https://livros.editora.ufcg.edu.br/index.php/edufcg/catalog/book/304




Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste brasileiro e Educação da resistência: reflexões e práticas

Os ebooks Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste brasileiro e Educação da resistência: reflexões e práticas concretizam propósitos institucionais e acadêmicos da Linha 1 – História, Política e Gestão Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG), quais sejam: a disseminação do conhecimento construído nas investigações desenvolvidas pelo coletivo dos seus professores e mestrandos, bem como a instauração de um espaço de interlocução crítica acerca de temas relevantes da educação nordestina e brasileira, na perspectiva do direito e da justiça social.Com esse duplo intento, as duas publicações reúnem textos: de egressos da Linha 1, em coautoria com seus respectivos orientadores, extraídos das respectivas dissertações; de professores do PPGEd/UFCG; de pesquisadores da UFAL, UFMA, UFPB, UFPE, UFRN, USP e do Instituto Joaquim Nabuco, a quem apresentamos nossos agradecimentos pela colaboração e pela contribuição para o adensamento das reflexões sobre a atual conjuntura educacional da nossa Região e do nosso país.

Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste brasileiro

Educação da resistência: reflexões e práticas


Educação da resistência.jpg Contrarreforma.jpg




Práticas de Linguagem, Letramento e Diversidade

A coletânea de oito capítulos que aqui se apresenta, além da proximidade de seus temas e enfoques teórico-metodológicos, possuem em comum a investigação de temas candentes da Educação Básica brasileira na atualidade, tomando como pressuposto básico a concepção de que a formação docente se dá na confluência entre o campo teórico e as práticas escolares.

Práticas de Linguagem, Letramento e Diversidade


Práticas.jpg




Andréia Ferreira da Silva; Luciana Leandro da Silva

Artigo: "Políticas de accountability na educação estadual do Ceará, Pernambuco e Paraíba"

Autores: Andréia Ferreira da Silva (PPGEd/UFCG), Luciana Leandro da Silva (PPGEd/UFCG) e Arlane Markely dos Santos Freire (Egressa PPGEd/UFCG) e Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura de Crato-CE)

Captura de tela 2024-02-08 095917.png

Link de acesso ao artigo




Dalila Castelliano de Vasconcelos

Artigo: "Gênero e Educação Infantil: uma revisão sistemática das produções brasileiras"

Captura de tela 2024-02-08 095545.png

Publicado em: Revista UFSM Educação vol. 49

Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/69449

Autores: Vasconcelos, D. C. de, Gabriel, A. M. da S., & Cardoso, S. C. (2024). Gênero e Educação Infantil: uma revisão sistemática das produções brasileiras . Educação, 49(1), e14/1–36. https://doi.org/10.5902/1984644469449

Artigo: "Revisão sistemática sobre resolução de conflitos no Brasil: campo interdisciplinar?"

Publicado em: Revista caderno pedagógico, vol. 20, 2023.

Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/2047

Autores: da Cunha, I. D. M., de Vasconcelos, D. C., Anacleto, V. H. de S. L., Costa , L. B. de S., & de Assis, N. L. P. (2023). Revisão sistemática sobre resolução de conflitos no Brasil: campo interdisciplinar?. Caderno Pedagógico, 20(9), 4135–4160. https://doi.org/10.54033/cadpedv20n9-022

Artigo: "Educadores homens na Educação Infantil:revisão sistemática da produção mundial de artigos empíricos."

Publicado em: PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: REVISTA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. , v.09, p.8 - , 2022.

Autores: CASTELLIANO DE VASCONCELOS, DALILA; CAVALCANTI, L. K. V.; NASCIMENTO, L. C.; SOUZA, M. N. S.




Dorivaldo Alves Salustiano

Revista cocar.jpg

Edição Especial da revista Cocar - Dossiê Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado: práticas, formação e perspectivas.

Link do volume: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/issue/view/192.

Link do artigo In(ex)clusão escolar e social de pessoas com deficiência intelectual em eventos e práticas de letramento no atendimento educacional especializado: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6107


Revista teias.jpg


Revista Teias n. 23, v. 68

Link do volume: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/issue/view/2689

Link do artigo Diversidade na Educação Escolar: perspectivas de professoras da educação básica: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/54057




Fabiana Ramos

Artigo: "FORMAÇÃO DE LEITORES NA ACADEMIA E EFEITOS NA MEDIAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"

Captura de tela 2024-02-09 155936.png

Link de acesso ao artigo

Artigo: "OS EFEITOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA ABORDAGEM DE TEXTOS LITERÁRIOS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS"

Link de acesso ao artigo




Fernanda de Lourdes Almeida Leal

Artigo: "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA"

Link de acesso ao artigo




Joedson Brito dos Santos

Livro: O Fundeb e a Educação Infantil. Editora‏ : ‎ Appris; 1ª edição (9 novembro 2015). ‎ 187 páginas;

Autor: Joedson Brito dos Santos




Luciana Leandro da Silva

Artigo: "Políticas Educativas na Região Nordeste do Brasil em tempos de Pandemia: oportunidade para Edu-business?"

Link de acesso ao artigo




Melânia Mendonça Rodrigues; Niédja Maria Ferreira de Lima; Vívia de Melo Silva

Artigo: "Instituições públicas de formação da juventude campinense (1950-1960): democratização ou elitização?'

Link de acesso ao artigo




Niédja Maria Ferreira de Lima; Yasmim Maria Dias dos Santos Inocencio

Artigo: "O Grupo Escolar Carlota Barreira: “A estrela das obras sociais da paróquia” de Areia-PB (1968-1973)"

Autora: Yasmim Maria Dias dos Santos Inocencio; Co-autora: Niédja Maria Ferreira de Lima

Link de acesso ao artigo