Produção docente em destaque
De Programa de Pós Graduação em Educação
(19 edições intermediárias de um usuário não apresentadas) | |||
Linha 6: | Linha 6: | ||
Os ebooks Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste brasileiro e Educação da resistência: reflexões e práticas concretizam propósitos institucionais e acadêmicos da Linha 1 – História, Política e Gestão Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG), quais sejam: a disseminação do conhecimento construído nas investigações desenvolvidas pelo coletivo dos seus professores e mestrandos, bem como a instauração de um espaço de interlocução crítica acerca de temas relevantes da educação nordestina e brasileira, na perspectiva do direito e da justiça social.Com esse duplo intento, as duas publicações reúnem textos: de egressos da Linha 1, em coautoria com seus respectivos orientadores, extraídos das respectivas dissertações; de professores do PPGEd/UFCG; de pesquisadores da UFAL, UFMA, UFPB, UFPE, UFRN, USP e do Instituto Joaquim Nabuco, a quem apresentamos nossos agradecimentos pela colaboração e pela contribuição para o adensamento das reflexões sobre a atual conjuntura educacional da nossa Região e do nosso país. | Os ebooks Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste brasileiro e Educação da resistência: reflexões e práticas concretizam propósitos institucionais e acadêmicos da Linha 1 – História, Política e Gestão Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG), quais sejam: a disseminação do conhecimento construído nas investigações desenvolvidas pelo coletivo dos seus professores e mestrandos, bem como a instauração de um espaço de interlocução crítica acerca de temas relevantes da educação nordestina e brasileira, na perspectiva do direito e da justiça social.Com esse duplo intento, as duas publicações reúnem textos: de egressos da Linha 1, em coautoria com seus respectivos orientadores, extraídos das respectivas dissertações; de professores do PPGEd/UFCG; de pesquisadores da UFAL, UFMA, UFPB, UFPE, UFRN, USP e do Instituto Joaquim Nabuco, a quem apresentamos nossos agradecimentos pela colaboração e pela contribuição para o adensamento das reflexões sobre a atual conjuntura educacional da nossa Região e do nosso país. | ||
− | [http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/9/94/Ebook1_Linha_1_Contrarrreforma_10_2022.pdf'''Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste brasileiro] | + | [http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/9/94/Ebook1_Linha_1_Contrarrreforma_10_2022.pdf'''Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste brasileiro'''] |
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/f/f4/Ebook2_Linha_1_EDUC_RESIST_2022_.pdf'''Educação da resistência: reflexões e práticas'''] | [http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/f/f4/Ebook2_Linha_1_EDUC_RESIST_2022_.pdf'''Educação da resistência: reflexões e práticas'''] | ||
Linha 12: | Linha 12: | ||
[[Arquivo:Educa%C3%A7%C3%A3o_da_resist%C3%AAncia.jpg]] [[Arquivo:Contrarreforma.jpg]] | [[Arquivo:Educa%C3%A7%C3%A3o_da_resist%C3%AAncia.jpg]] [[Arquivo:Contrarreforma.jpg]] | ||
+ | |||
+ | |||
+ | ---- | ||
+ | |||
+ | |||
+ | '''Práticas de Linguagem, Letramento e Diversidade''' | ||
+ | |||
+ | A coletânea de oito capítulos que aqui se apresenta, além da proximidade de seus temas e enfoques teórico-metodológicos, possuem em comum a investigação de temas candentes da Educação Básica brasileira na atualidade, tomando como pressuposto básico a concepção de que a formação docente se dá na confluência entre o campo teórico e as práticas escolares. | ||
+ | |||
+ | [http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/4/49/Ebook3_Linha2_LETRAMENTOS_10_2022.pdf'''Práticas de Linguagem, Letramento e Diversidade'''] | ||
+ | |||
+ | |||
+ | [[Arquivo:Pr%C3%A1ticas.jpg]] | ||
+ | |||
+ | |||
---- | ---- | ||
Linha 20: | Linha 35: | ||
Autores: Andréia Ferreira da Silva (PPGEd/UFCG), Luciana Leandro da Silva (PPGEd/UFCG) e Arlane Markely dos Santos Freire (Egressa PPGEd/UFCG) e Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura de Crato-CE) | Autores: Andréia Ferreira da Silva (PPGEd/UFCG), Luciana Leandro da Silva (PPGEd/UFCG) e Arlane Markely dos Santos Freire (Egressa PPGEd/UFCG) e Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura de Crato-CE) | ||
+ | |||
+ | [[Arquivo:Captura de tela 2024-02-08 095917.png]] | ||
[https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/9562'''Link de acesso ao artigo'''] | [https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/9562'''Link de acesso ao artigo'''] | ||
Linha 25: | Linha 42: | ||
---- | ---- | ||
− | |||
'''Dalila Castelliano de Vasconcelos''' | '''Dalila Castelliano de Vasconcelos''' | ||
+ | |||
+ | Artigo: "Gênero e Educação Infantil: uma revisão sistemática das produções brasileiras" | ||
+ | |||
+ | [[Arquivo:Captura de tela 2024-02-08 095545.png]] | ||
+ | |||
+ | Publicado em: Revista UFSM Educação vol. 49 | ||
+ | |||
+ | Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/69449 | ||
+ | |||
+ | Autores: Vasconcelos, D. C. de, Gabriel, A. M. da S., & Cardoso, S. C. (2024). Gênero e Educação Infantil: uma revisão sistemática das produções brasileiras . Educação, 49(1), e14/1–36. https://doi.org/10.5902/1984644469449 | ||
+ | |||
+ | Artigo: "Revisão sistemática sobre resolução de conflitos no Brasil: campo interdisciplinar?" | ||
+ | |||
+ | Publicado em: Revista caderno pedagógico, vol. 20, 2023. | ||
+ | |||
+ | Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/2047 | ||
+ | |||
+ | Autores: da Cunha, I. D. M., de Vasconcelos, D. C., Anacleto, V. H. de S. L., Costa , L. B. de S., & de Assis, N. L. P. (2023). Revisão sistemática sobre resolução de conflitos no Brasil: campo interdisciplinar?. Caderno Pedagógico, 20(9), 4135–4160. https://doi.org/10.54033/cadpedv20n9-022 | ||
Artigo: "Educadores homens na Educação Infantil:revisão sistemática da produção mundial de artigos empíricos." | Artigo: "Educadores homens na Educação Infantil:revisão sistemática da produção mundial de artigos empíricos." | ||
Linha 34: | Linha 68: | ||
Autores: CASTELLIANO DE VASCONCELOS, DALILA; CAVALCANTI, L. K. V.; NASCIMENTO, L. C.; SOUZA, M. N. S. | Autores: CASTELLIANO DE VASCONCELOS, DALILA; CAVALCANTI, L. K. V.; NASCIMENTO, L. C.; SOUZA, M. N. S. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | ---- | ||
+ | |||
+ | |||
+ | '''Dorivaldo Alves Salustiano''' | ||
+ | |||
+ | [[Arquivo:Revista_cocar.jpg]] | ||
+ | |||
+ | Edição Especial da revista Cocar - Dossiê Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado: práticas, formação e perspectivas. | ||
+ | |||
+ | Link do volume: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/issue/view/192. | ||
+ | |||
+ | Link do artigo In(ex)clusão escolar e social de pessoas com deficiência intelectual em eventos e práticas de letramento no atendimento educacional especializado: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6107 | ||
+ | |||
+ | |||
+ | [[Arquivo:Revista_teias.jpg]] | ||
+ | |||
+ | |||
+ | Revista Teias n. 23, v. 68 | ||
+ | |||
+ | Link do volume: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/issue/view/2689 | ||
+ | |||
+ | Link do artigo Diversidade na Educação Escolar: perspectivas de professoras da educação básica: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/54057 | ||
Linha 42: | Linha 100: | ||
Artigo: "FORMAÇÃO DE LEITORES NA ACADEMIA E EFEITOS NA MEDIAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" | Artigo: "FORMAÇÃO DE LEITORES NA ACADEMIA E EFEITOS NA MEDIAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" | ||
+ | |||
+ | [[Arquivo:Captura de tela 2024-02-09 155936.png]] | ||
[http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/view/2573'''Link de acesso ao artigo'''] | [http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/view/2573'''Link de acesso ao artigo'''] |
Edição atual tal como às 16h03min de 9 de fevereiro de 2024
Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste brasileiro e Educação da resistência: reflexões e práticas
Os ebooks Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste brasileiro e Educação da resistência: reflexões e práticas concretizam propósitos institucionais e acadêmicos da Linha 1 – História, Política e Gestão Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG), quais sejam: a disseminação do conhecimento construído nas investigações desenvolvidas pelo coletivo dos seus professores e mestrandos, bem como a instauração de um espaço de interlocução crítica acerca de temas relevantes da educação nordestina e brasileira, na perspectiva do direito e da justiça social.Com esse duplo intento, as duas publicações reúnem textos: de egressos da Linha 1, em coautoria com seus respectivos orientadores, extraídos das respectivas dissertações; de professores do PPGEd/UFCG; de pesquisadores da UFAL, UFMA, UFPB, UFPE, UFRN, USP e do Instituto Joaquim Nabuco, a quem apresentamos nossos agradecimentos pela colaboração e pela contribuição para o adensamento das reflexões sobre a atual conjuntura educacional da nossa Região e do nosso país.
Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste brasileiro
Educação da resistência: reflexões e práticas
Práticas de Linguagem, Letramento e Diversidade
A coletânea de oito capítulos que aqui se apresenta, além da proximidade de seus temas e enfoques teórico-metodológicos, possuem em comum a investigação de temas candentes da Educação Básica brasileira na atualidade, tomando como pressuposto básico a concepção de que a formação docente se dá na confluência entre o campo teórico e as práticas escolares.
Práticas de Linguagem, Letramento e Diversidade
Andréia Ferreira da Silva; Luciana Leandro da Silva
Artigo: "Políticas de accountability na educação estadual do Ceará, Pernambuco e Paraíba"
Autores: Andréia Ferreira da Silva (PPGEd/UFCG), Luciana Leandro da Silva (PPGEd/UFCG) e Arlane Markely dos Santos Freire (Egressa PPGEd/UFCG) e Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura de Crato-CE)
Dalila Castelliano de Vasconcelos
Artigo: "Gênero e Educação Infantil: uma revisão sistemática das produções brasileiras"
Publicado em: Revista UFSM Educação vol. 49
Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/69449
Autores: Vasconcelos, D. C. de, Gabriel, A. M. da S., & Cardoso, S. C. (2024). Gênero e Educação Infantil: uma revisão sistemática das produções brasileiras . Educação, 49(1), e14/1–36. https://doi.org/10.5902/1984644469449
Artigo: "Revisão sistemática sobre resolução de conflitos no Brasil: campo interdisciplinar?"
Publicado em: Revista caderno pedagógico, vol. 20, 2023.
Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/2047
Autores: da Cunha, I. D. M., de Vasconcelos, D. C., Anacleto, V. H. de S. L., Costa , L. B. de S., & de Assis, N. L. P. (2023). Revisão sistemática sobre resolução de conflitos no Brasil: campo interdisciplinar?. Caderno Pedagógico, 20(9), 4135–4160. https://doi.org/10.54033/cadpedv20n9-022
Artigo: "Educadores homens na Educação Infantil:revisão sistemática da produção mundial de artigos empíricos."
Publicado em: PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: REVISTA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. , v.09, p.8 - , 2022.
Autores: CASTELLIANO DE VASCONCELOS, DALILA; CAVALCANTI, L. K. V.; NASCIMENTO, L. C.; SOUZA, M. N. S.
Dorivaldo Alves Salustiano
Edição Especial da revista Cocar - Dossiê Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado: práticas, formação e perspectivas.
Link do volume: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/issue/view/192.
Link do artigo In(ex)clusão escolar e social de pessoas com deficiência intelectual em eventos e práticas de letramento no atendimento educacional especializado: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6107
Revista Teias n. 23, v. 68
Link do volume: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/issue/view/2689
Link do artigo Diversidade na Educação Escolar: perspectivas de professoras da educação básica: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/54057
Fabiana Ramos
Artigo: "FORMAÇÃO DE LEITORES NA ACADEMIA E EFEITOS NA MEDIAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
Artigo: "OS EFEITOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA ABORDAGEM DE TEXTOS LITERÁRIOS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS"
Fernanda de Lourdes Almeida Leal
Artigo: "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA"
Joedson Brito dos Santos
Livro: O Fundeb e a Educação Infantil. Editora : Appris; 1ª edição (9 novembro 2015). 187 páginas;
Autor: Joedson Brito dos Santos
Luciana Leandro da Silva
Artigo: "Políticas Educativas na Região Nordeste do Brasil em tempos de Pandemia: oportunidade para Edu-business?"
Melânia Mendonça Rodrigues; Niédja Maria Ferreira de Lima; Vívia de Melo Silva
Artigo: "Instituições públicas de formação da juventude campinense (1950-1960): democratização ou elitização?'
Niédja Maria Ferreira de Lima; Yasmim Maria Dias dos Santos Inocencio
Artigo: "O Grupo Escolar Carlota Barreira: “A estrela das obras sociais da paróquia” de Areia-PB (1968-1973)"
Autora: Yasmim Maria Dias dos Santos Inocencio; Co-autora: Niédja Maria Ferreira de Lima