Página principal
Credenciamento de docentes
Processos Seletivos - Pós-Doc
Canal ouvidoria

Produção docente em destaque

De Programa de Pós Graduação em Educação

(Diferença entre revisões)
 
(19 edições intermediárias de um usuário não apresentadas)
Linha 6: Linha 6:
 
Os ebooks Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste brasileiro e Educação da resistência: reflexões e práticas concretizam propósitos institucionais e acadêmicos da Linha 1 – História, Política e Gestão Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG), quais sejam: a disseminação do conhecimento construído nas investigações desenvolvidas pelo coletivo dos seus professores e mestrandos, bem como a instauração de um espaço de interlocução crítica acerca de temas relevantes da educação nordestina e brasileira, na perspectiva do direito e da justiça social.Com esse duplo intento, as duas publicações reúnem textos: de egressos da Linha 1, em coautoria com seus respectivos orientadores, extraídos das respectivas dissertações; de professores do PPGEd/UFCG; de pesquisadores da UFAL, UFMA, UFPB, UFPE, UFRN, USP e do Instituto Joaquim Nabuco, a quem apresentamos nossos agradecimentos pela colaboração e pela contribuição para o adensamento das reflexões sobre a atual conjuntura educacional da nossa Região e do nosso país.
 
Os ebooks Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste brasileiro e Educação da resistência: reflexões e práticas concretizam propósitos institucionais e acadêmicos da Linha 1 – História, Política e Gestão Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG), quais sejam: a disseminação do conhecimento construído nas investigações desenvolvidas pelo coletivo dos seus professores e mestrandos, bem como a instauração de um espaço de interlocução crítica acerca de temas relevantes da educação nordestina e brasileira, na perspectiva do direito e da justiça social.Com esse duplo intento, as duas publicações reúnem textos: de egressos da Linha 1, em coautoria com seus respectivos orientadores, extraídos das respectivas dissertações; de professores do PPGEd/UFCG; de pesquisadores da UFAL, UFMA, UFPB, UFPE, UFRN, USP e do Instituto Joaquim Nabuco, a quem apresentamos nossos agradecimentos pela colaboração e pela contribuição para o adensamento das reflexões sobre a atual conjuntura educacional da nossa Região e do nosso país.
  
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/9/94/Ebook1_Linha_1_Contrarrreforma_10_2022.pdf'''Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste brasileiro]
+
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/9/94/Ebook1_Linha_1_Contrarrreforma_10_2022.pdf'''Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste brasileiro''']
  
 
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/f/f4/Ebook2_Linha_1_EDUC_RESIST_2022_.pdf'''Educação da resistência: reflexões e práticas''']
 
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/f/f4/Ebook2_Linha_1_EDUC_RESIST_2022_.pdf'''Educação da resistência: reflexões e práticas''']
Linha 12: Linha 12:
  
 
[[Arquivo:Educa%C3%A7%C3%A3o_da_resist%C3%AAncia.jpg]] [[Arquivo:Contrarreforma.jpg]]
 
[[Arquivo:Educa%C3%A7%C3%A3o_da_resist%C3%AAncia.jpg]] [[Arquivo:Contrarreforma.jpg]]
 +
 +
 +
----
 +
 +
 +
'''Práticas de Linguagem, Letramento e Diversidade'''
 +
 +
A coletânea de oito capítulos que aqui se apresenta, além da proximidade de seus temas e enfoques teórico-metodológicos, possuem em comum a investigação de temas candentes da Educação Básica brasileira na atualidade, tomando como pressuposto básico a concepção de que a formação docente se dá na confluência entre o campo teórico e as práticas escolares.
 +
 +
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/4/49/Ebook3_Linha2_LETRAMENTOS_10_2022.pdf'''Práticas de Linguagem, Letramento e Diversidade''']
 +
 +
 +
[[Arquivo:Pr%C3%A1ticas.jpg]]
 +
 +
 
----
 
----
  
Linha 20: Linha 35:
  
 
Autores:  Andréia Ferreira da Silva (PPGEd/UFCG), Luciana Leandro da Silva (PPGEd/UFCG) e Arlane Markely dos Santos Freire (Egressa PPGEd/UFCG) e Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura de Crato-CE)  
 
Autores:  Andréia Ferreira da Silva (PPGEd/UFCG), Luciana Leandro da Silva (PPGEd/UFCG) e Arlane Markely dos Santos Freire (Egressa PPGEd/UFCG) e Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura de Crato-CE)  
 +
 +
[[Arquivo:Captura de tela 2024-02-08 095917.png]]
 
                                                                                                                                                
 
                                                                                                                                                
 
[https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/9562'''Link de acesso ao artigo''']
 
[https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/9562'''Link de acesso ao artigo''']
Linha 25: Linha 42:
  
 
----
 
----
 
  
 
'''Dalila Castelliano de Vasconcelos'''
 
'''Dalila Castelliano de Vasconcelos'''
 +
 +
Artigo: "Gênero e Educação Infantil: uma revisão sistemática das produções brasileiras"
 +
 +
[[Arquivo:Captura de tela 2024-02-08 095545.png]]
 +
 +
Publicado em: Revista UFSM Educação vol. 49
 +
 +
Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/69449
 +
 +
Autores: Vasconcelos, D. C. de, Gabriel, A. M. da S., & Cardoso, S. C. (2024). Gênero e Educação Infantil: uma revisão sistemática das produções brasileiras . Educação, 49(1), e14/1–36. https://doi.org/10.5902/1984644469449
 +
 +
Artigo: "Revisão sistemática sobre resolução de conflitos no Brasil: campo interdisciplinar?"
 +
 +
Publicado em: Revista caderno pedagógico, vol. 20, 2023.
 +
 +
Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/2047
 +
 +
Autores: da Cunha, I. D. M., de Vasconcelos, D. C., Anacleto, V. H. de S. L., Costa , L. B. de S., & de Assis, N. L. P. (2023). Revisão sistemática sobre resolução de conflitos no Brasil: campo interdisciplinar?. Caderno Pedagógico, 20(9), 4135–4160. https://doi.org/10.54033/cadpedv20n9-022
  
 
Artigo: "Educadores homens na Educação Infantil:revisão sistemática da produção mundial de artigos empíricos."
 
Artigo: "Educadores homens na Educação Infantil:revisão sistemática da produção mundial de artigos empíricos."
Linha 34: Linha 68:
  
 
Autores: CASTELLIANO DE VASCONCELOS, DALILA; CAVALCANTI, L. K. V.; NASCIMENTO, L. C.; SOUZA, M. N. S.
 
Autores: CASTELLIANO DE VASCONCELOS, DALILA; CAVALCANTI, L. K. V.; NASCIMENTO, L. C.; SOUZA, M. N. S.
 +
 +
 +
----
 +
 +
 +
'''Dorivaldo Alves Salustiano'''
 +
 +
[[Arquivo:Revista_cocar.jpg]]
 +
 +
Edição Especial da revista Cocar - Dossiê Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado: práticas, formação e perspectivas.
 +
 +
Link do volume: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/issue/view/192.
 +
 +
Link do artigo In(ex)clusão escolar e social de pessoas com deficiência intelectual em eventos e práticas de letramento no atendimento educacional especializado: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6107
 +
 +
 +
[[Arquivo:Revista_teias.jpg]]
 +
 +
 +
Revista Teias n. 23, v. 68
 +
 +
Link do volume: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/issue/view/2689
 +
 +
Link do artigo Diversidade na Educação Escolar: perspectivas de professoras da educação básica: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/54057
  
  
Linha 42: Linha 100:
  
 
Artigo: "FORMAÇÃO DE LEITORES NA ACADEMIA E EFEITOS NA MEDIAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"  
 
Artigo: "FORMAÇÃO DE LEITORES NA ACADEMIA E EFEITOS NA MEDIAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"  
 +
 +
[[Arquivo:Captura de tela 2024-02-09 155936.png]]
  
 
[http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/view/2573'''Link de acesso ao artigo''']
 
[http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/view/2573'''Link de acesso ao artigo''']

Edição atual tal como às 16h03min de 9 de fevereiro de 2024



Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste brasileiro e Educação da resistência: reflexões e práticas

Os ebooks Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste brasileiro e Educação da resistência: reflexões e práticas concretizam propósitos institucionais e acadêmicos da Linha 1 – História, Política e Gestão Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG), quais sejam: a disseminação do conhecimento construído nas investigações desenvolvidas pelo coletivo dos seus professores e mestrandos, bem como a instauração de um espaço de interlocução crítica acerca de temas relevantes da educação nordestina e brasileira, na perspectiva do direito e da justiça social.Com esse duplo intento, as duas publicações reúnem textos: de egressos da Linha 1, em coautoria com seus respectivos orientadores, extraídos das respectivas dissertações; de professores do PPGEd/UFCG; de pesquisadores da UFAL, UFMA, UFPB, UFPE, UFRN, USP e do Instituto Joaquim Nabuco, a quem apresentamos nossos agradecimentos pela colaboração e pela contribuição para o adensamento das reflexões sobre a atual conjuntura educacional da nossa Região e do nosso país.

Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste brasileiro

Educação da resistência: reflexões e práticas


Educação da resistência.jpg Contrarreforma.jpg




Práticas de Linguagem, Letramento e Diversidade

A coletânea de oito capítulos que aqui se apresenta, além da proximidade de seus temas e enfoques teórico-metodológicos, possuem em comum a investigação de temas candentes da Educação Básica brasileira na atualidade, tomando como pressuposto básico a concepção de que a formação docente se dá na confluência entre o campo teórico e as práticas escolares.

Práticas de Linguagem, Letramento e Diversidade


Práticas.jpg




Andréia Ferreira da Silva; Luciana Leandro da Silva

Artigo: "Políticas de accountability na educação estadual do Ceará, Pernambuco e Paraíba"

Autores: Andréia Ferreira da Silva (PPGEd/UFCG), Luciana Leandro da Silva (PPGEd/UFCG) e Arlane Markely dos Santos Freire (Egressa PPGEd/UFCG) e Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura de Crato-CE)

Captura de tela 2024-02-08 095917.png

Link de acesso ao artigo



Dalila Castelliano de Vasconcelos

Artigo: "Gênero e Educação Infantil: uma revisão sistemática das produções brasileiras"

Captura de tela 2024-02-08 095545.png

Publicado em: Revista UFSM Educação vol. 49

Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/69449

Autores: Vasconcelos, D. C. de, Gabriel, A. M. da S., & Cardoso, S. C. (2024). Gênero e Educação Infantil: uma revisão sistemática das produções brasileiras . Educação, 49(1), e14/1–36. https://doi.org/10.5902/1984644469449

Artigo: "Revisão sistemática sobre resolução de conflitos no Brasil: campo interdisciplinar?"

Publicado em: Revista caderno pedagógico, vol. 20, 2023.

Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/2047

Autores: da Cunha, I. D. M., de Vasconcelos, D. C., Anacleto, V. H. de S. L., Costa , L. B. de S., & de Assis, N. L. P. (2023). Revisão sistemática sobre resolução de conflitos no Brasil: campo interdisciplinar?. Caderno Pedagógico, 20(9), 4135–4160. https://doi.org/10.54033/cadpedv20n9-022

Artigo: "Educadores homens na Educação Infantil:revisão sistemática da produção mundial de artigos empíricos."

Publicado em: PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: REVISTA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. , v.09, p.8 - , 2022.

Autores: CASTELLIANO DE VASCONCELOS, DALILA; CAVALCANTI, L. K. V.; NASCIMENTO, L. C.; SOUZA, M. N. S.




Dorivaldo Alves Salustiano

Revista cocar.jpg

Edição Especial da revista Cocar - Dossiê Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado: práticas, formação e perspectivas.

Link do volume: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/issue/view/192.

Link do artigo In(ex)clusão escolar e social de pessoas com deficiência intelectual em eventos e práticas de letramento no atendimento educacional especializado: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6107


Revista teias.jpg


Revista Teias n. 23, v. 68

Link do volume: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/issue/view/2689

Link do artigo Diversidade na Educação Escolar: perspectivas de professoras da educação básica: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/54057




Fabiana Ramos

Artigo: "FORMAÇÃO DE LEITORES NA ACADEMIA E EFEITOS NA MEDIAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"

Captura de tela 2024-02-09 155936.png

Link de acesso ao artigo

Artigo: "OS EFEITOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA ABORDAGEM DE TEXTOS LITERÁRIOS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS"

Link de acesso ao artigo




Fernanda de Lourdes Almeida Leal

Artigo: "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA"

Link de acesso ao artigo




Joedson Brito dos Santos

Livro: O Fundeb e a Educação Infantil. Editora‏ : ‎ Appris; 1ª edição (9 novembro 2015). ‎ 187 páginas;

Autor: Joedson Brito dos Santos




Luciana Leandro da Silva

Artigo: "Políticas Educativas na Região Nordeste do Brasil em tempos de Pandemia: oportunidade para Edu-business?"

Link de acesso ao artigo




Melânia Mendonça Rodrigues; Niédja Maria Ferreira de Lima; Vívia de Melo Silva

Artigo: "Instituições públicas de formação da juventude campinense (1950-1960): democratização ou elitização?'

Link de acesso ao artigo




Niédja Maria Ferreira de Lima; Yasmim Maria Dias dos Santos Inocencio

Artigo: "O Grupo Escolar Carlota Barreira: “A estrela das obras sociais da paróquia” de Areia-PB (1968-1973)"

Autora: Yasmim Maria Dias dos Santos Inocencio; Co-autora: Niédja Maria Ferreira de Lima

Link de acesso ao artigo