Página principal
Credenciamento de docentes
Processos Seletivos - Pós-Doc
Canal ouvidoria

Projetos de pesquisa*

De Programa de Pós Graduação em Educação

(Diferença entre revisões)
Linha 40: Linha 40:
 
*Maria Natanyele Silva de Souza (Graduanda da UFCG)
 
*Maria Natanyele Silva de Souza (Graduanda da UFCG)
 
*Maria Renally Braga dos Santos (Mestranda do PPGEd/UFCG)
 
*Maria Renally Braga dos Santos (Mestranda do PPGEd/UFCG)
 +
 +
 +
----
 +
 +
'''Letramentos, deficiência, diferença e inclusão educacional'''
 +
 +
Membros:
 +
 +
*Dorivaldo Alves Salustiano (Docente do PPGEd/UFCG) - Coordenador
 +
*Haveskill François Alves Rodrigues (Egresso do PPGEd/UFCG)
 +
*Gabrielle de Lima Sousa (Egressa do PPGEd/UFCG)
 +
*Ana Beatriz Siqueira Gomes
 +
 +
Financiador(es): Universidade Federal de Campina Grande - Bolsa.
  
  

Edição das 17h31min de 31 de agosto de 2023


EM ANDAMENTO


Conceitos educacionais e suas representações em movimento: história conceitual, campos sociais e docência

Membros:

  • André Augusto Diniz Lira (Docente do PPGEd/UFCG) - Coordenador
  • Lucia Pintor Santiso Villas Bôas (Diretora-Vice-Presidente FCC; Docente do PPGP-GE/UNICID)
  • Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi (Docente do PPDEd-UFRN)



Conflitos vividos por residentes de moradias estudantis

Membros:

  • Dalila Castelliano de Vasconcelos (Docente do PPGEd/UFCG) - Coordenadora
  • Ianna Dreissi Mendes da Cunha (Mestranda do PPGEd/UFCG)
  • Lívia Braga de Sá Costa (Docente da UNIESP)
  • Natália Lins Pequeno de Assis (UFPB)
  • Victor Henrique de Sena Leal Anacleto



Gênero, primeira infância e educação infantil

Membros:

  • Dalila Castelliano de Vasconcelos (Docente do PPGEd/UFCG) - Coordenadora
  • Aline Maria da Silva Gabriel (Graduanda da UFCG)
  • Silviane Costa Cardoso (Graduanda da UFCG)
  • Livia Chaves Nascimento (Graduanda da UFCG)
  • Maria Natanyele Silva de Souza (Graduanda da UFCG)
  • Maria Renally Braga dos Santos (Mestranda do PPGEd/UFCG)



Letramentos, deficiência, diferença e inclusão educacional

Membros:

  • Dorivaldo Alves Salustiano (Docente do PPGEd/UFCG) - Coordenador
  • Haveskill François Alves Rodrigues (Egresso do PPGEd/UFCG)
  • Gabrielle de Lima Sousa (Egressa do PPGEd/UFCG)
  • Ana Beatriz Siqueira Gomes

Financiador(es): Universidade Federal de Campina Grande - Bolsa.



Parentalidade e primeira infância

Membros:

  • Dalila Castelliano de Vasconcelos (Docente do PPGEd/UFCG) - Coordenadora
  • Lucivanda Cavalcante Borges (Docente do PPGPSI/USF)
  • Ana Lúcia Barreto da Fonseca (Docente da UFRB)
  • Mirelly Campos da Costa
  • Ana Catarina da Silva Trindade Frazão (Graduanda da UFCG)



RAÇA, GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUÇÕES DE SUBJETIVIDADES

Membros:

  • Dalila Castelliano de Vasconcelos (Docente do PPGEd/UFCG) - Coordenadora
  • Ananda Clara de Almeida Pereira (Mestranda do PPGEd/UFCG)
  • Jefferson Andrade Silva (Egresso do PPGEd/UFCG)
  • Quezia Rafaela Medeiros Souza (Mestranda do PPGEd/UFCG)



Racismo, primeira infância e educação

Membros:

  • Dalila Castelliano de Vasconcelos (Docente do PPGEd/UFCG) - Coordenadora
  • Ananda Clara de Almeida Pereira (Mestranda do PPGEd/UFCG)
  • Jefferson Andrade Silva (Egresso do PPGEd/UFCG)
  • Quezia Rafaela Medeiros Souza (Mestranda do PPGEd/UFCG)
  • Raiza da Silva Lima (Mestranda do PPGEd/UFCG)



Narrativa, educação e saúde: crianças, família e professores entre o hospital e a escola

Membros:

  • Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi (Docente do PPDEd-UFRN) - Coordenadora
  • André Augusto Diniz Lira (Docente do PPGEd/UFCG)
  • Camila Aloisio Alves (Université Sorbonne Paris Nord)
  • Christine Delory-Momberger (Universite de Paris XIII/Paris-Nord)
  • Ecleide Cunico Furlaneto (Docente do PPGP-GE/UNICID)
  • Luciane De Conti (Docente do IP/UFRGS)
  • Maria Teresa Jacinto Sarmento (Docente da Universidade do Minho, Braga/Portugal)
  • Martine Lani-Bayle (Docente-pesquisadora - Universidade de Nantes, França)
  • Roberta Ceres Antunes Medeiros de Oliveira (Docente da UERN)




CONCLUÍDOS


Contribuições da neurociência para a educação infantil

Membros:

  • Dalila Castelliano de Vasconcelos (Docente do PPGEd/UFCG) - Coordenadora
  • Livia Chaves Nascimento (Graduanda da UFCG)
  • Maria Natanyele Silva de Souza (Graduanda da UFCG)
  • Michael Jackson Oliveira de Andrade (Coordenador de pesquisa da UEMG)
  • Tatiane Bombassaro (Instituto de Pesquisas Psicossociais - SAPIENS)



Educação financeira na escola: concepções de docentes e discentes

Membros:

  • Dalila Castelliano de Vasconcelos (Docente do PPGEd/UFCG) - Coordenadora
  • Bruno Ferreira Frascaroli (Docente da UFPB)
  • Mireli Morais de Oliveira (UFCG)
  • Ayra Jimena Barbosa de Araújo Rolim



Estética e primeira infância

Membros:

  • Dalila Castelliano de Vasconcelos (Docente do PPGEd/UFCG) - Coordenadora
  • Hilda Mara Lopes Araujo (Docente da UFPI)
  • Larissa Kelly Vasconcelos Cavalcanti (Graduanda da UFCG)
  • Ronaldo Matos Albano (Docente da UFPI)



Estratégias de aprendizagem usadas por alunos brasileiros

Membros:

  • Dalila Castelliano de Vasconcelos (Docente do PPGEd/UFCG) - Coordenadora
  • Camilla Franco Reinaldo de Anacleto (UFCG)
  • Maria Ariane Santos Amaro da Silva (UFCG)



Representações discursivas identitárias em Lêdo Ivo: a construção de um modelo interpretativo

Membros:

  • André Augusto Diniz Lira (Docente do PPGEd/UFCG) - Coordenador
  • Luis Álvaro Sgadari Passeggi (Docente da UFRN)







A ARTE ENGAJADA NO BRASIL: DE 1990 AOS DIAS DE HOJE

Membros:

  • Luciênio de Macedo Teixeira (docente responsável)




A CANÇÃO E A DITADURA MILITAR NO BRASIL: A ERA DOS FESTIVAIS

Membros:

  • Luciênio de Macedo Teixeira (docente responsável)




Mediações das condições de produção textual na escrita de e-mail e mensagens eletrônicas por sujeitos em situação de intelectual

Membros:

  • Dorivaldo Alves Salustiano (docente responsável)
  • Silvia Roberta da Mota Rocha (docente)




O papel das condições de produção textual na escrita de e-mail e MSN por sujeitos em situação de deficiência intelectual

Membros:

  • Dorivaldo Alves Salustiano (Coordenador)
  • Silvia Roberta da Mota Rocha (docente)



As condições de produção textual na escrita de deficientes intelectuais no banco de dissertações e teses da Capes

Membros:

  • Dorivaldo Alves Salustiano (docente responsável)


Financiamento: Ministério da Ciência e Tecnologia - bolsa




Atendimento Educacional Especializado (AEE): Programa de Leitura Compartilhada de Histórias na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campina Grande (APAE-CG)

Membros:

  • Silvia Roberta da Mota Rocha (docente responsável)
  • Kátia Patrício Benevides Campos (docente)




Diferenças na Educação Infantil: o que dizem as crianças?

Membros:

  • Kátia Patrício Benevides Campos (docente responsável)
  • Fernanda de Lourdes Almeida Leal (docente)
  • Silvia Roberta da Mota Rocha (docente)




GÊNEROS TEXTUAIS E PRÁTICAS DE LETRAMENTOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Membros:

  • Roziane Marinho Ribeiro (docente responsável)




MEDIAÇÕES DAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCRITA DE E-MAIL E MENSAGENS VIA MSN POR SUJEITOS EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Membros:

  • Dorivaldo Alves Salustiano (docente responsável)
  • Silvia Roberta da Mota Rocha (docente)




Oferta da Educação Infantil no estado da Paraíba em área urbana e rural - aspectos quantitativos e qualitativos

Membros:

  • Fernanda de Lourdes almeida Leal (docente responsável)
  • Fabiana Ramos (docente)
  • Kátia Patrício Benevides Campos (docente)


Financiamento: CNPq.




Oferta da Educação Infantil no estado da Paraíba em área urbana e rural: um olhar sobre o trabalho com a linguagem

Membros:

  • Fabiana Ramos (docente responsável)