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Estrutura

De Programa de Pós Graduação em Educação

(Diferença entre revisões)
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As disciplinas eletivas (DE), por sua vez, são aquelas constantes da matriz curricular para a escolha do pós-graduando com a anuência do orientador. Trata-se de um elenco de disciplinas que seráoferecido periodicamente pelo curso de Mestrado, tendo o estudante a obrigatoriedade de cumprir, no mínimo, três disciplinas nessa modalidade, totalizando 12 créditos. Tais disciplinas visam assegurar o aprofundamento dos estudos relativos às temáticas investigadas na dissertação, considerando-se as áreas de interesse do mestrando. Poderão ser cursadas em outros programas de pós-graduação em educação ou áreas afins, desde que recomendados pela CAPES.
 
As disciplinas eletivas (DE), por sua vez, são aquelas constantes da matriz curricular para a escolha do pós-graduando com a anuência do orientador. Trata-se de um elenco de disciplinas que seráoferecido periodicamente pelo curso de Mestrado, tendo o estudante a obrigatoriedade de cumprir, no mínimo, três disciplinas nessa modalidade, totalizando 12 créditos. Tais disciplinas visam assegurar o aprofundamento dos estudos relativos às temáticas investigadas na dissertação, considerando-se as áreas de interesse do mestrando. Poderão ser cursadas em outros programas de pós-graduação em educação ou áreas afins, desde que recomendados pela CAPES.
 
As disciplinas eletivas (4 créditos) constantes da matriz curricular do curso são:
 
 
1. Política educacional no Brasil;
 
 
2. Organização e gestão da educação no Brasil;
 
 
3. Estudos sobre a escola pública brasileira;
 
 
4. Estado, sociedade e educação;
 
 
5. Formação e trabalho docente no Brasil;
 
 
6. Sociedade, diversidade e educação;
 
 
7. Letramentos e educação;
 
 
8. Identidades, diversidade e educação;
 
 
9. Linguagem, educação e diversidade;
 
 
10. Metodologia do ensino superior;
 
 
11. Educação da infância, cultura e interação social;
 
 
12. Formação econômico-social e educação brasileira.
 
 
De acordo com as necessidades do Programa, novas disciplinas poderão ser criadas nessa modalidade, desde que aprovadas pelo Colegiado do Curso.
 
As disciplinas, obrigatórias e eletivas, e os Seminários de Pesquisa serão desenvolvidas por um docente, ou por dois, dentre os que estão aptos a ministrá-las, de acordo com as necessidades das linhas e das disciplinas.
 

Edição das 20h43min de 12 de maio de 2022

O Curso de Mestrado Acadêmico em Educação será ministrado em regime de créditos, cada crédito correspondendo a 15 horas-aula. A estrutura curricular do Mestrado compreende um total de 28 créditos, distribuídos em:

08 créditos de disciplinas obrigatórias comuns;

12 créditos de disciplinas eletivas;

04 créditos de Seminários de Pesquisa em cada linha de pesquisa;

04 créditos referentes à dissertação

As disciplinas obrigatórias (DO) deverão ser cursadas por todos os pós-graduandos e visam propiciar conhecimentos comuns referentes à educação brasileira e à produção do conhecimento, com ênfase na área educacional, bem como a integração e a vivência acadêmica dos mestrandos em formação.

Constituem-se como disciplinas obrigatórias do curso: Educação Brasileira (4 créditos) e Pesquisa e Educação (4 créditos). Os Seminários de Pesquisa (SP, 4 créditos, serão oferecidos por linha e deverão possibilitar a delimitação teórico-metodológica das investigações em andamento. No segundo semestre de cada ano letivo, serão oferecidas duas turmas de Seminários de Pesquisa, constituídas por mestrandos e por docente(s) responsável(eis) por linha. Esse componente curricular contará com a participação de pesquisadores da UFCG e de outras IES que contribuirão com a análise dos processos de produção do conhecimento nos diversos temas tratados pelas pesquisas em desenvolvimento, viabilizando a troca de experiências entre docentes e alunos da pós-graduação em educação.

As disciplinas eletivas (DE), por sua vez, são aquelas constantes da matriz curricular para a escolha do pós-graduando com a anuência do orientador. Trata-se de um elenco de disciplinas que seráoferecido periodicamente pelo curso de Mestrado, tendo o estudante a obrigatoriedade de cumprir, no mínimo, três disciplinas nessa modalidade, totalizando 12 créditos. Tais disciplinas visam assegurar o aprofundamento dos estudos relativos às temáticas investigadas na dissertação, considerando-se as áreas de interesse do mestrando. Poderão ser cursadas em outros programas de pós-graduação em educação ou áreas afins, desde que recomendados pela CAPES.