Notícias
De Programa de Pós Graduação em Educação
Linha 1: | Linha 1: | ||
+ | ---- | ||
+ | |||
+ | |||
+ | '''12/07/2023''' | ||
+ | |||
+ | O Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande em parceria com a Associação Nacional de políticas e Administração da Educação - ANPAE realizará, na próxima segunda-feira 17/07/2023 às 14h a conferência intitulada: POLÍTICAS EDUCACIONAIS NOS SEIS PRIMEIROS MESES DO GOVERNO LULA: tensões e proposições. O nosso convidado é o professor Prof. Dr. Fernando Cássio (UFABC). | ||
+ | |||
+ | LOCAL: Auditório do Centro de Humanidades | ||
+ | |||
+ | Inscrições e certificação no link: https://forms.gle/7gmzk1BKvz3jRE4GA | ||
+ | |||
+ | |||
+ | [[Arquivo:WhatsApp Image 2023-07-12 at 09.45.46.jpg]] | ||
+ | |||
+ | '''Obs.: Atividade presencial''' | ||
+ | |||
+ | |||
---- | ---- | ||
Edição das 08h29min de 20 de julho de 2023
12/07/2023
O Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande em parceria com a Associação Nacional de políticas e Administração da Educação - ANPAE realizará, na próxima segunda-feira 17/07/2023 às 14h a conferência intitulada: POLÍTICAS EDUCACIONAIS NOS SEIS PRIMEIROS MESES DO GOVERNO LULA: tensões e proposições. O nosso convidado é o professor Prof. Dr. Fernando Cássio (UFABC).
LOCAL: Auditório do Centro de Humanidades
Inscrições e certificação no link: https://forms.gle/7gmzk1BKvz3jRE4GA
Obs.: Atividade presencial
21/06/2023
Link da live: Clique Aqui
20/06/2023
Nos dias 08, 09 e 10 de Junho aconteceu na cidade de Quito, capital do Equador, o X ENCUENTRO INTERNACIONAL RED KIPUS, com o tema "La docencia en tiempos de pandemia y postpandemia: aprendizajes, aportes y desafíos".
A Prof.ª Dr.ª Maria das Graças Oliveira, docente do PPGEd, e sua orientanda, a aluna Kimberlly Saiwry Nunes Pereira, apresentaram dois trabalhos no evento:
Trabalho 01: DOCÊNCIA COM BEBÊS NO PERÍODO “PÓS-PANDEMIA”: dilemas e tensões do cotidiano. Este trabalho apresentou as descobertas e as análises de uma pesquisa em andamento, cuja temática é a docência com bebês em instituições de educação infantil no retorno ao modelo presencial de ensino. A pesquisa indagou acerca dos modos de exercer a docência nos berçários públicos durante o retorno presencial nas creches e sobre os significados que as professoras atribuíram às mudanças nos tempos e espaços de trabalho. Pretendeu-se, então, compreender a docência no retorno presencial de ensino e analisar os dilemas e as tensões emergentes do cotidiano de trabalho das docentes nesse momento. O trabalho está vinculado à pesquisa da aluna no Mestrado em Educação.
Trabalho 02: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TELAS: diálogos entre Pedagogia e Audiovisual na formação inicial de professores. Este artigo teve como objetivo apresentar as análises do estágio supervisionado de graduandos(as) da licenciatura de Pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande, da Paraíba, no período de ensino remoto emergencial (2020-2021) em instituições de educação infantil. Compuseram o corpus da investigação o plano de curso da disciplina, o planejamento de atividades desenvolvidas no estágio, a proposta curricular do município e os relatórios de estágio supervisionado das graduandas (coletados no controle acadêmico do curso), os registros da docente da turma e das estagiárias e os documentos curriculares divulgados pela Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande no período investigado.
A professora Maria das Graças recebeu incentivo da Unidade Acadêmica de Educação para custeio das passagens e diárias e a aluna Kimberlly recebeu auxílio financeiro do Mestrado em Educação para contribuição com os custos das passagens, hospedagem e alimentação.
16/06/2023
Bolsista CAPES
Mais uma mestranda do PPGEd/UFCG foi contemplada com uma bolsa de estudos financiada pela CAPES: a aluna da Turma 8, Cynthia Karina Ventura de Macêdo, orientanda da Prof.ª Dr.ª Luciana Leandro da Silva. A bolsa é oriunda do Projeto: “Observatório da Educação Básica: Impactos da Pandemia sobre o Direito à Educação e a Reconfiguração do Trabalho Docente”, que envolve docentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Estão vinculados ao projeto os docentes permanentes do PPGEd: Prof. Dr. Carlos Augusto de Medeiros, Prof. Dr. Joedson Brito dos Santos, Prof.ª Dr.ª Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Prof.ª Dr.ª Andréia Ferreira da Silva e Prof.ª Dr.ª Luciana Leandro da Silva, a qual é a coordenadora do sub-grupo da UFCG.
05/06/2023
A Coordenação do PPGEd informa o agendamento da Reunião do Coletivo docente para o dia 04/07/2023, às 14h00.
31/05/2023
Divulgados os resultados dos exames de proficiência em inglês e espanhol realizados pela Unidade Acadêmica de Letras da UFCG:
Edital PROPEX 006/2023 - Programa de Arte e Cultura FUNARTE-UFCG
http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/6/60/Portaria_n%C2%BA_79%2C_de_28_de_Abril_de_2023.pdf
Abertas 500 vagas para cursos online de idiomas para membros da UFCG. Cursos de Espanhol, Francês e Inglês são exclusivos para a comunidade acadêmica da UFCG. Já o curso de Português para Estrangeiros é aberto para a comunidade externa
A Coordenação do PPGEd divulga à Comunidade Docente o Edital CGP-PRPG nº 002/2023 de seleção de projetos para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFCG.
Para acessar o conteúdo do edital clique aqui