Página principal
Credenciamento de docentes
Processos Seletivos - Pós-Doc
Canal ouvidoria

Notícias

De Programa de Pós Graduação em Educação

(Diferença entre revisões)
Linha 1: Linha 1:
 
----
 
----
  
 +
'''07/07/2023'''
 +
 +
[[Arquivo:Notícia site Arlane.jpg]]
 +
 +
----
 +
 +
'''27/06/2023'''
 +
 +
Informamos que o nosso PPGEd/UFCG participa dessa iniciativa de mobilidade internacional com a previsão de receber um mestrando.
 +
 +
[[Arquivo:WhatsApp Image 2023-06-27 at 09.22.30.jpg]]
 +
 +
----
  
 
'''12/07/2023'''
 
'''12/07/2023'''

Edição das 15h31min de 31 de julho de 2023


07/07/2023

Notícia site Arlane.jpg


27/06/2023

Informamos que o nosso PPGEd/UFCG participa dessa iniciativa de mobilidade internacional com a previsão de receber um mestrando.

WhatsApp Image 2023-06-27 at 09.22.30.jpg


12/07/2023

O Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande em parceria com a Associação Nacional de políticas e Administração da Educação - ANPAE realizará, na próxima segunda-feira 17/07/2023 às 14h a conferência intitulada: POLÍTICAS EDUCACIONAIS NOS SEIS PRIMEIROS MESES DO GOVERNO LULA: tensões e proposições. O nosso convidado é o professor Prof. Dr. Fernando Cássio (UFABC).

LOCAL: Auditório do Centro de Humanidades

Inscrições e certificação no link: https://forms.gle/7gmzk1BKvz3jRE4GA


WhatsApp Image 2023-07-12 at 09.45.46.jpg

Obs.: Atividade presencial




21/06/2023


Live CAPES site.jpg

Link da live: Clique Aqui




20/06/2023


Nos dias 08, 09 e 10 de Junho aconteceu na cidade de Quito, capital do Equador, o X ENCUENTRO INTERNACIONAL RED KIPUS, com o tema "La docencia en tiempos de pandemia y postpandemia: aprendizajes, aportes y desafíos".

A Prof.ª Dr.ª Maria das Graças Oliveira, docente do PPGEd, e sua orientanda, a aluna Kimberlly Saiwry Nunes Pereira, apresentaram dois trabalhos no evento:

Trabalho 01: DOCÊNCIA COM BEBÊS NO PERÍODO “PÓS-PANDEMIA”: dilemas e tensões do cotidiano. Este trabalho apresentou as descobertas e as análises de uma pesquisa em andamento, cuja temática é a docência com bebês em instituições de educação infantil no retorno ao modelo presencial de ensino. A pesquisa indagou acerca dos modos de exercer a docência nos berçários públicos durante o retorno presencial nas creches e sobre os significados que as professoras atribuíram às mudanças nos tempos e espaços de trabalho. Pretendeu-se, então, compreender a docência no retorno presencial de ensino e analisar os dilemas e as tensões emergentes do cotidiano de trabalho das docentes nesse momento. O trabalho está vinculado à pesquisa da aluna no Mestrado em Educação.

Trabalho 02: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TELAS: diálogos entre Pedagogia e Audiovisual na formação inicial de professores. Este artigo teve como objetivo apresentar as análises do estágio supervisionado de graduandos(as) da licenciatura de Pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande, da Paraíba, no período de ensino remoto emergencial (2020-2021) em instituições de educação infantil. Compuseram o corpus da investigação o plano de curso da disciplina, o planejamento de atividades desenvolvidas no estágio, a proposta curricular do município e os relatórios de estágio supervisionado das graduandas (coletados no controle acadêmico do curso), os registros da docente da turma e das estagiárias e os documentos curriculares divulgados pela Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande no período investigado.

A professora Maria das Graças recebeu incentivo da Unidade Acadêmica de Educação para custeio das passagens e diárias e a aluna Kimberlly recebeu auxílio financeiro do Mestrado em Educação para contribuição com os custos das passagens, hospedagem e alimentação.

Captura de tela 2023-06-21 131712.jpg




16/06/2023


Bolsista CAPES

Mais uma mestranda do PPGEd/UFCG foi contemplada com uma bolsa de estudos financiada pela CAPES: a aluna da Turma 8, Cynthia Karina Ventura de Macêdo, orientanda da Prof.ª Dr.ª Luciana Leandro da Silva. A bolsa é oriunda do Projeto: “Observatório da Educação Básica: Impactos da Pandemia sobre o Direito à Educação e a Reconfiguração do Trabalho Docente”, que envolve docentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Estão vinculados ao projeto os docentes permanentes do PPGEd: Prof. Dr. Carlos Augusto de Medeiros, Prof. Dr. Joedson Brito dos Santos, Prof.ª Dr.ª Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Prof.ª Dr.ª Andréia Ferreira da Silva e Prof.ª Dr.ª Luciana Leandro da Silva, a qual é a coordenadora do sub-grupo da UFCG.




05/06/2023


A Coordenação do PPGEd informa o agendamento da Reunião do Coletivo docente para o dia 04/07/2023, às 14h00.




31/05/2023

Divulgados os resultados dos exames de proficiência em inglês e espanhol realizados pela Unidade Acadêmica de Letras da UFCG:

Inglês

Espanhol




Edital PROPEX 006/2023 - Programa de Arte e Cultura FUNARTE-UFCG

Link:https://extensao.ufcg.edu.br/editais/category/135-edital-propex-006-2023-programa-de-arte-e-cultura-funarte-ufcg.html




CAPES Bolsista.jpg

http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/6/60/Portaria_n%C2%BA_79%2C_de_28_de_Abril_de_2023.pdf




Abertas 500 vagas para cursos online de idiomas para membros da UFCG. Cursos de Espanhol, Francês e Inglês são exclusivos para a comunidade acadêmica da UFCG. Já o curso de Português para Estrangeiros é aberto para a comunidade externa

https://portal.ufcg.edu.br/ultimas-noticias/4313-abertas-500-vagas-para-cursos-online-de-idiomas-para-membros-da-ufcg.html




A Coordenação do PPGEd divulga à Comunidade Docente o Edital CGP-PRPG nº 002/2023 de seleção de projetos para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFCG.

Para acessar o conteúdo do edital clique aqui