Produção docente em destaque
De Programa de Pós Graduação em Educação
Linha 11: | Linha 11: | ||
− | [[Arquivo:Educa%C3%A7%C3%A3o_da_resist%C3%AAncia.jpg]] | + | [[Arquivo:Educa%C3%A7%C3%A3o_da_resist%C3%AAncia.jpg]] [[Arquivo:Contrarreforma.jpg]] |
---- | ---- | ||
Edição das 15h52min de 24 de outubro de 2023
Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste brasileiro
Os ebooks Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste brasileiro e Educação da resistência: reflexões e práticas concretizam propósitos institucionais e acadêmicos da Linha 1 – História, Política e Gestão Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG), quais sejam: a disseminação do conhecimento construído nas investigações desenvolvidas pelo coletivo dos seus professores e mestrandos, bem como a instauração de um espaço de interlocução crítica acerca de temas relevantes da educação nordestina e brasileira, na perspectiva do direito e da justiça social.Com esse duplo intento, as duas publicações reúnem textos: de egressos da Linha 1, em coautoria com seus respectivos orientadores, extraídos das respectivas dissertações; de professores do PPGEd/UFCG; de pesquisadores da UFAL, UFMA, UFPB, UFPE, UFRN, USP e do Instituto Joaquim Nabuco, a quem apresentamos nossos agradecimentos pela colaboração e pela contribuição para o adensamento das reflexões sobre a atual conjuntura educacional da nossa Região e do nosso país.
Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste brasileiro
Educação da resistência: reflexões e práticas
Andréia Ferreira da Silva; Luciana Leandro da Silva
Artigo: "Políticas de accountability na educação estadual do Ceará, Pernambuco e Paraíba"
Autores: Andréia Ferreira da Silva (PPGEd/UFCG), Luciana Leandro da Silva (PPGEd/UFCG) e Arlane Markely dos Santos Freire (Egressa PPGEd/UFCG) e Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura de Crato-CE)
Dalila Castelliano de Vasconcelos
Artigo: "Educadores homens na Educação Infantil:revisão sistemática da produção mundial de artigos empíricos."
Publicado em: PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: REVISTA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. , v.09, p.8 - , 2022.
Autores: CASTELLIANO DE VASCONCELOS, DALILA; CAVALCANTI, L. K. V.; NASCIMENTO, L. C.; SOUZA, M. N. S.
Fabiana Ramos
Artigo: "FORMAÇÃO DE LEITORES NA ACADEMIA E EFEITOS NA MEDIAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
Artigo: "OS EFEITOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA ABORDAGEM DE TEXTOS LITERÁRIOS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS"
Fernanda de Lourdes Almeida Leal
Artigo: "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA"
Joedson Brito dos Santos
Livro: O Fundeb e a Educação Infantil. Editora : Appris; 1ª edição (9 novembro 2015). 187 páginas;
Autor: Joedson Brito dos Santos
Luciana Leandro da Silva
Artigo: "Políticas Educativas na Região Nordeste do Brasil em tempos de Pandemia: oportunidade para Edu-business?"
Melânia Mendonça Rodrigues; Niédja Maria Ferreira de Lima; Vívia de Melo Silva
Artigo: "Instituições públicas de formação da juventude campinense (1950-1960): democratização ou elitização?'
Niédja Maria Ferreira de Lima; Yasmim Maria Dias dos Santos Inocencio
Artigo: "O Grupo Escolar Carlota Barreira: “A estrela das obras sociais da paróquia” de Areia-PB (1968-1973)"
Autora: Yasmim Maria Dias dos Santos Inocencio; Co-autora: Niédja Maria Ferreira de Lima