Página principal
Credenciamento de docentes
Processos Seletivos - Pós-Doc
Canal ouvidoria

Corpo Docente

De Programa de Pós Graduação em Educação

Edição feita às 10h38min de 24 de maio de 2022 por Mestrado educ (disc | contribs)

Linha 1: História, Política e Gestão Educacionais


Andréia Ferreira da Silva

Título: Doutora em Educação

Pós-Doutorado (março 2021- fevereiro 2022) Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

E-mail: silvaandreia@uol.com.br

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: sociedade, Estado e política educacional. Gestão e organização da educação brasileira. Políticas de formação de professores e demais profissionais da educação. Políticas de avaliação externa da educação e seus desdobramentos para organização de escolas, sistemas de ensino e para o trabalho docente.

Projetos de pesquisa atuais:

Reforma da gestão da educação municipal paraibana: iniciativas de avaliação externa em larga escala, parcerias público-privado e (re)configuração dos parâmetros de qualidade da educação (2015-2021)

Processos de privatização da educação básica pública no país: um estudo do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED/UFJF) e de sua atuação na educação brasileira e paraibana

Mapeamento das estratégias de privatização da educação básica no Brasil (2005-2018)

Grupos de pesquisa atuais:

Reforma da gestão da educação municipal paraibana: iniciativas de avaliação externa em larga escala, parcerias público-privado e (re)configuração dos parâmetros de qualidade da educação (2015-2021).

Mapeamento das estratégias de privatização da educação básica no Brasil (2005-2018).

Dispositivos de inovação e fortalecimento das políticas de accountability educacional: uma análise do nordeste brasileiro.

A Educação Infantil do/no Campo: da gestão à organização do trabalho pedagógico nas redes municipais de educação situadas na região Sul da Bahia.


Antônio Lisboa Leitão de Souza

Título: Doutor em Educação

E-mail: lisboaleitao@uol.com.br

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: orienta estudos e pesquisas na Linha História, Política e Gestão da Educação. Tem participado de eventos acadêmico-científicos no Brasil e no exterior, publicado trabalhos em periódicos, capítulos de livros e em anais de eventos nas áreas de Educação, Filosofia e Política. Na área de Educação, tem atuado com ênfase nas seguintes temáticas: Política Educacional, Trabalho e Formação Docente e Gestão e Avaliação da Educação.

Projetos de pesquisa atuais:

Estratégias de Privatização da Educação Básica na Paraíba.

Políticas Públicas e o Direito à Educação nas Comunidades de Povos Tradicionais na Paraíba.

Grupo de pesquisa:

Mapeamento das estratégias de privatização da educação básica no Brasil (2005-2018)


Aparecida Carneiro Pires

Título: Doutora em Educação

Pós-Doutorado (2020) Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Email:cidaufcg2017@gmail.com

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: atua como docente da Universidade Federal de Campina Grande, na Unidade de Educação, do Centro de Formação de Professores (UFCG/UAE/CFP). Tem experiência na área de Educação Superior, Educação Básica (infantil), História, Filosofia, Sociologia, Cultura Corporal, Capes, mercantilização, avaliação, reformas educacionais, políticas e gestão educacional e formação de professores.

Projetos de pesquisa atuais:

Docência na Educação Superior: um estudo com professores iniciantes em cenário de inclusão

A Educação Infantil em Cajazeiras-PB em tempos de Pandemia: o que os/as professores/as e monitores/as apontam sobre o ensino remoto?

Grupo de pesquisa:

Reforma da gestão da educação municipal paraibana: iniciativas de avaliação externa em larga escala, parcerias público-privado e (re)configuração dos parâmetros de qualidade da educação (2015-2021).


Carlos Augusto de Medeiros

Título: Doutor em Educação

Email: camedeiros.bsb@gmail.com

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: Possui experiência na área de Educação, básica e superior, com ênfase em Política Educacional, atuando, principalmente, nos seguintes temas: gestão democrática, políticas educacionais, políticas públicas, participação e políticas sociais.

Projetos de pesquisa atuais:

Reforma da Gestão da Educação Municipal Paraibana: Iniciativas de Avaliação Externa em Larga Escala, Parcerias Público-Privado e (Re)Configuração dos Parâmetros de Qualidade da Educação (2015-2021).

Militarização das Escolas Públicas da Educação Básica no Brasil.

Grupo de pesquisa:

Reforma da gestão da educação municipal paraibana: iniciativas de avaliação externa em larga escala, parcerias público-privado e (re)configuração dos parâmetros de qualidade da educação (2015-2021).


Denise Xavier Torres

Título: Doutora em Educação

E-mail: denise.xavier@professor.ufcg.edu.br

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: atua como pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo, formação de professores/as e práticas pedagógicas - NUPEFORP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Educação do Campo, Politicas Educacionais e Práticas Educativas na Convivência com o Semiárido; e Formação de professores(as) do campo, processos de ensino e saberes da docência. Principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Movimentos Sociais Campesinos, Currículo, processos de Ensino-Aprendizagem, Avaliação Educacional com foco em Avaliação da Aprendizagem, tendo como lente teórica os Estudos Pós-Coloniais.

Projetos de pesquisa atuais:

Educação Contextualizada e Integração de saberes a partir da avaliação educacional.

Educação do Campo e Desenvolvimento Rural: foco nos saberes dos povos campesinos e da educação das relações étnico-raciais contidos nas práticas curriculares e nos livros didáticos das escolas localizadas no Território Rural do Município de Caruaru-PE.


Joedson Brito dos Santos

Título: Doutor em Educação

E-mail: joedson.santos@ufcg.edu.br

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: Atua principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, financiamento da educação básica, avaliação da educação básica, políticas para educação infantil e condições de oferta da educação infantil.

Projetos de pesquisa atuais:

Reforma da gestão da educação municipal paraibana: iniciativas de avaliação externa em larga escala, parcerias público-privado e (re)configuração dos parâmetros de qualidade da educação (2015-2021).

Financiamento da Educação Infantil na Paraíba: um estudo sobre condições de oferta e perfil de investimento.

Carreira e remuneração de professores da Educação Básica em municípios da Região Norte do Brasil: implicações para a valorização do professor. - GEPPOGE - UFPA.

Grupos de pesquisa atuais:

Grupo de Pesquisa em Política e Gestão Educacional (UFCG).

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICA E PRÁTICA EDUCACACIONAL: GEPPPE/UFT.

Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional - GEPPOGE - UFPA.

Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas e Desigualdades Sociais (GEPEDS) - UFT.


Luciana Leandro da Silva

Título: Doutora em Educação

Email: luleandro@gmail.com

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: As pesquisas realizadas nos últimos anos envolvem os seguintes temas: Políticas Públicas, Formação de Professores, Políticas de Avaliação, Políticas Curriculares, Reformas Educativas, Financiamento, Internacionalização e Transnacionalização Educativa, Educação Comparada e Pedagogia Universitária.

Projetos de pesquisa atuais:

Reforma da gestão da educação municipal paraibana: iniciativas de avaliação externa em larga escala, parcerias público-privado e (re)configuração dos parâmetros de qualidade da educação (2015-2021)

Educação Básica em Tempos de Pandemia: Análise das Políticas Educativas Adotadas na Região Nordeste e no Estado da Paraíba.

Militarização das Escolas Públicas da Educação Básica: gestão, organização do trabalho pedagógico e qualidade de ensino.

Trabalho Docente, Currículo e Gestão.

Grupo de pesquisa:

Reforma da gestão da educação municipal paraibana: iniciativas de avaliação externa em larga escala, parcerias público-privado e (re)configuração dos parâmetros de qualidade da educação (2015-2021).



Maria do Socorro Silva

Título: Doutora em Educação

E-mail: socorrosilva@ufcg.edu.br

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: orienta pesquisas relacionadas aos processos educativos não escolares, aos movimentos sociais do campo. Políticas educacionais relacionadas a formação de professores, as políticas curriculares e a gestão educacional. História, Gestão e Práticas Pedagógicas na Educação do Campo. Projetos de pesquisa atuais:

Projeto Cisternas nas Escolas no Cariri Paraibano: água, educação e convivência com o semiárido.

Produção acadêmica do Banco de Teses e Dissertações no período de 2010 a 2019 sobre Educação Infantil.

Diagnostico do Processo de Nucleação de Escolas no Cariri Paraibano.


Melânia Mendonça Rodrigues

Título: Doutora em Educação

E-mail: melania.r@uol.com.br

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: área de concentração em Estado e Política Educacional, desenvolve estudos e pesquisas em Política e História da Educação, voltando-se, mais especificamente, para: educação brasileira; políticas para a educação básica no Brasil contemporâneo; história da educação e da escola pública no Brasil; formação e trabalho docente.

Projeto de pesquisa atual:

Escola Normal Estadual de Campina Grande nos anos 1970 (1971-1979): do Curso Normal à habilitação Formação para o Magistério no Ensino de 2º Grau.


Niédja Maria Ferreira de Lima

Título: Doutora em Educação

Pós-Doutorado (março 2021- fevereiro 2022) Universidade Federal de São Carlos- Campus Sorocaba, UFSCAR-SO, Brasil.

E-mail: niedjafl@yahoo.com.br

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: educação de Surdos, Política e História da Educação com ênfase nas seguintes temáticas: formação de professores; formação de profissionais para a educação de surdos; política pública de inclusão, em particular, de alunos surdos; história da educação e da escola pública brasileira.

Projetos de pesquisa atuais:

Pesquisa sobre a Escola Estadual Normal Estadual de Campina Grande.

Pesquisa: EDUCAÇÃO DE SURDOS EM CAMPINA GRANDE NO PERÍODO DE 1970 A 1996: CONSTRUÇÃO HISTÓRICA, LÍNGUA E MEMÓRIAS.

Percursos Formativos de Docentes Surdos de Libras: O Tornar-se “Professor de Verdade”.

Grupos de pesquisa:

Grupo de Pesquisa Educação de Surdos, Libras e Literatura-UFCG

Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Paraíba (HISTEDBR/PB)-UFPB/UFCG

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre  Narrativas Educativas, Formação e Trabalho Docente - NEPEN-UFSCar-Sorocaba


Simone Vieira Batista

Título: Doutora em Educação

Email: simone.vieira@professor.ufcg.edu.br

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: história da Educação e Educação do Campo. Professora na Universidade Federal de Campina Grande - PB e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP. Tese desenvolvida na Linha de Pesquisa - História da Educação e Historiografia. Mestre em Educação - UFPB, Especialista em Psicopedagogia - Unipê e Graduada em Pedagogia - UEPB. Participa do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação - NIEPHE (www.usp.br/niephe). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa - Educação, Resistência e Alternativas vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande - PPGED.

Projeto de pesquisa atual:

Memórias Docentes e Práticas Educativas Escolares em Escolas do Campo do Brejo Paraibano.


Linha 2: Práticas Educativas e Diversidade


André Augusto Diniz Lira

Título: Doutor em Educação

Pós-Doutorado (2017) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil. 

Pós-Doutorado (2018-2019) Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil. 


E-mail: andreaugustoufcg@gmail.com

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: atualmente, tem interesse na orientação e no desenvolvimento de pesquisas em: Identidades sociais e profissionais na educação. Teoria das Representações Sociais e Educação. Pesquisas (auto)biográficas na educação. Pesquisas bibliográficas em conceitos educacionais. Ensino superior.

Projetos de Pesquisa atuais:

Conceitos educacionais e suas representações em movimento: história conceitual, campos sociais e docência.

Narrativa, educação e saúde: crianças, família e professores entre o hospital e a escola.

Grupos de pesquisa:

Sociedade, Cultura e Educação UFCG Pesquisador - Coordenador

Grupo de Pesquisa Centro de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação - CIERS-ed - Fundação Carlos Chagas -  Pesquisador

ECOS-Escola Contemporânea e Olhar Sociológico - UFRN - Pesquisador


Dalila Castelliano de Vasconcelos

Título: Doutora em Psicologia Social

E-mail: dalila_bal@hotmail.com

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: atua principalmente nas seguintes áreas: psicologia da educação, desenvolvimento humano e gênero.

Projetos de pesquisa atuais:

Conflitos vividos por residentes de moradias estudantis

Contribuições da neurociência para a educação infantil

Racismo, primeira infância e educação

Gênero, primeira infância e educação infantil

Educação financeira na escola: concepções de docentes e discentes

Grupos de pesquisa:

Sociedade, Cultura e Educação - na linha Desenvolvimento humano, cultura e práticas educativas

Laboratório de Estudos em Desenvolvimento Infantil e Processos Psicossociais - na linha Diversidade e Desenvolvimento infantil


Dorivaldo Alves Salustiano

Título: Doutor em Educação

E-mail: dorivaldo.salustiano@gmail.com

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: deficiências, escolarização e desenvolvimento humano. Aquisição da língua escrita e desenvolvimento de deficientes intelectuais. Diversidade, diferença e (des)igualdade: concepções e práticas na educação escolar. A psicologia sociohistórica e a teoria da atividade como referenciais teórico-metodológicos para o ensino na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.


Fabiana Ramos

Título: Doutora em Linguística

E-mail: fabiramos.ufcg@gmail.com

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: ensino e aprendizagem de língua portuguesa na Educação Básica. Práticas de letramento e formação docente Literatura Infantil e formação do leitor.


Fernanda de Lourdes Almeida Leal

Título: Doutora em Sociologia

E-mail: lealfernanda@uol.com.br

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: as temáticas têm como eixo central a Educação do Campo, investigada sob a perspectiva das políticas públicas, da oferta na Educação Infantil e em classes multisseriadas, das populações camponesas, no que tange às suas práticas e aos processos de escolarização desenvolvidos junto a essas populações, considerando sua participação na elaboração e gestão de propostas pedagógicas.

Projetos de pesquisa atuais:

Do outro lado da margem: desafios e proposições no enfrentamento das desigualdades sociais das infâncias em pandemia.

Do outro lado da margem: desafios e proposições no enfrentamento das desigualdades sociais das infâncias em pandemia.

Diferenças na Educação Infantil: o que dizem as crianças?


Kátia Patrício Benevides Campos

Título: Doutora em Educação

E-mail: katiapbcampos@hotmail.com

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: práticas de institucionalização da infância. O currículo e práticas pedagógicas da educação infantil a partir dos princípios norteadores: interações, brincadeiras, linguagens, experiências culturais, espaço e tempo. Modos escolares e sociais de produção da diferença em desigualdade nos campos da educação infantil e da deficiência. Aprendizagem e desenvolvimento da criança com deficiência intelectual.


Luciênio de Macedo Teixeira

Título: Doutor em Educação

E-mail: lucienio.teixeira@ufcg.edu.br

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: tecnologias Digitais e Educação; a Estética na Arte-educação; Estética, Arte e Política; Arte e o Ensino Superior; Som, ruído e música na Educação Infantil e Linguagens Artísticas na Educação Infantil.


Roziane Marinho Ribeiro

Título: Doutora em Linguística

E-mail: rozianem@hotmail.com

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: linguagem e práticas pedagógicas. Letramento e Formação docente. Práticas de ensino da leitura e da escrita na escola. Processos de alfabetização e letramento. O agir docente em contextos educacionais. Análise de conteúdo linguístico em livros didáticos. Gêneros textuais e práticas de letramento. Ensino do oral/oralidade.


Silvia Roberta da Mota Rocha

Título: Doutora em Educação

E-mail: silviarobertadamotarocha@gmail.com

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: educação, processos de alfabetização e letramento e aquisição de linguagens por sujeitos, sobretudo, em situação de atraso, exclusão social e escolar e em situação de deficiência intelectual.


Maria das Graças Oliveira

Título: Doutora em Educação

Pós-Doutorado (2019 - 2020) Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

E-mail: mariaeduc2013@gmail.com

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: pesquisas no campo da Educação Infantil, com ênfase nos seguintes temas: Educação Infantil; relação entre a família e a creche pública, docência e condição docente na Educação Infantil, práticas pedagógicas no cotidiano da Educação Infantil e Estágio na Educação Infantil.

Projetos de pesquisa atuais:

O que sabemos e o que não sabemos sobre a condição docente dos professores da rede estadual da Paraíba?

CONDIÇÃO DOCENTE DE PROFESSORAS/ES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PARAÍBA: mapeamento de pesquisas acadêmicas

Grupos de pesquisa:

O que sabemos e o que não sabemos sobre a condição docente de professoras/es da rede estadual e municipal de educação da Paraíba? (Fevereiro de 2021- fevereiro de 2023)   CONDIÇÃO DOCENTE DE PROFESSORAS/ES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PARAÍBA: mapeamento de pesquisas (2010- 2020)- Programa: Pibic  ̶ Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica ( Setembro de 2021 a agosto de 2022).

A BNCC no contexto das práticas curriculares da educação infantil no cariri paraibano.  (Fevereiro de 2021 a fevereiro de 2023)

GRUPO DE PESQUISA: GRÃO- Grupo de Estudos e Pesquisas Infâncias, Educação Infantil e Contextos Plurais/DGP-CNPq.